08/06/2010

Ao abrigo da nossa Escola de Música Tradicional, a Lérias – Associação Cultural assume manifesto interesse na concretização da Festa da Cultura Tradicional denominada, DIÇ QUE HAI FIESTA NE L POBO (em mirandês), potencializando o planalto mirandês, localidade onde está situada, Palaçoulo.

Estando a população local predisposta para a aprendizagem dos instrumentos e cantares da música tradicional e estando o público da comunidade vocacionado para o mesmo universo artístico, a partilha experimental entre várias entidades culturais no que concerne à criação artística seria uma mais-valia de suma importância. Sendo criadas e garantidas todas as variantes necessárias à concretização de um evento dessa natureza, nomeadamente, ao nível de hospedagem, espaço de realização de actividades e partilha de experiências com a população local bem como com o público vindo de fora.

Apostando no interior do país, enquanto terreno privilegiado na formação de novos públicos, viabilizando as possibilidades de crescimento artístico juvenil a nível nacional e europeu.

Este projecto tem como objectivos principais a inclusão do público no universo artístico, nomeadamente ao nível da música e dança tradicional para que se mantenham costumes e tradições e as raízes com o interior (suas origens) se intensifiquem; a dinamização da população, vitimas da escassa oferta cultural existente; possibilitar aos jovens do interior, muitos deles pouco conhecedores do território nacional, uma visão multicultural, contactando essencialmente com Espanha e o resto do país; recepção de novos públicos no planalto mirandês, com foco especial para as especificidades regionais, nem sempre acessíveis perante a maior procura da capital e litoral português.

Devido aos objectivos fulcrais que estiveram na origem da criação da Lérias – Associação Cultural, procura-se dar prioridade aos jovens, enquanto sujeitos libertadores de novas formas de comunicar com a comunidade local, nacional e europeia, bem como pelo crescimento artístico-criativo pessoal, em partilha com os demais. Beneficiando o planalto mirandês enquanto ponto de acolhimento.

0 comentários: